A 11ª edição da Capacitação AATQ – Abra que aqui tem qualidade na fabricação higiênica de farinha e gordura animal reuniu mais de 40 profissionais ligados ao setor entre os dias 06 e 09 de novembro, em Palhoça/SC.

A Capacitação foi  conduzida pelo coordenador técnico da ABRA, Lucas Cypriano.  Foram abordados conceitos sobre microbiologia na produção de farinhas e óleos de origem animal, construção de equipamentos higiênicos, monitoria microbiológica e as ferramentas para se implantar a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) nas fábricas para aumentar a segurança microbiológica dos produtos.

O treinamento ofereceu conteúdo teórico e trouxe experiências vividas na prática, com um formato dinâmico, atendendo tanto os profissionais que já atuam no setor quanto os que estão iniciando.

Rogério do Nascimento é  gerente de fábrica  da Avenorte de Cianorte no Paraná.  Ele participou da capacitação e ficou impressionado com toda a programação. “Aqui discutimos as legislações e as tecnologias desenvolvidas no processamento. São vários itens que vamos levar para o nosso dia a dia nas fábricas. A gente pode discutir diferentes características em todos os setores de produção. A ABRA está oferecendo a oportunidade de termos mais conhecimento e de maior envolvimento no processo.  Ainda, estimula o contato com profissionais de diversas áreas, isso é fundamental, pelo menos uma vez por ano.”  

Os objetivos  fundamentais da capacitação:  

  • Estimular a adoção de práticas seguras e higiênicas no processo de fabricação que eliminem riscos de contaminação do produto final.
  • Criar, por meio de um processo de acreditação das unidades de reciclagem, rastreabilidade e certificação da produção brasileira de farinhas e gorduras de origem animal.
  • Validar os métodos higiênicos adotados pelas unidades participantes.
  • Gerar mais confiança a toda cadeia produtiva e contribuir para a abertura de novos mercados.

Parcerias

A 11ª Capacitação AATQ contou com a parceria das empresas Eurotec Nutrition, Dupps do Brasil e Haarslev Industries.

 

Fonte:  Assessoria de Comunicação ABRA

Marcelo Lara – Jornalista