A ABRA participou da reunião ordinária da Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados, conduzida por Eduardo Lobo, na última semana (30). O presidente Executivo da Associação, Decio Coutinho, acompanhou a videoconferência.
Destaque para a participação do secretário da Aquicultura e Pesca (SAP) do Governo Federal, Jorge Seif, apresentando posicionamento sobre o Plano de Ação e as próximas etapas relacionadas com a reabertura do mercado europeu para o pescado brasileiro. Já Bruno Machado Queiroz, também da SAP, falou sobre a Revisão da Portaria IBAMA 145/98.
Na sequência, a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA) falou sobre importação e rastreabilidade de pescado fresco. Ainda, a Câmara teve acesso a uma apresentação sobre a Gestão e Programação de P&D da Embrapa Pesca e Aquicultura com foco no Setor Produtivo, trazida pela chefe Geral, Danielle de Bem Luiz, e a chefe de P&D, Lícia Maria Lundstedt.
O grupo também encaminhou um pedido de solicitação de esclarecimentos a Secretaria de Aquicultura e Pesca sobre a consulta pública relacionada à Instrução Normativa Interministerial 10/2010. Por fim, a Câmara apresentou um resumo das atividades do ano e uma proposta de calendário de reuniões para 2022.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094