Comissão Especial destinada a formular proposta para solucionar o impasse criado pelo embargo da União Europeia à importação de carnes de aves
A Câmara dos Deputados criou nesta quinta-feira (26), uma Comissão Especial destinada a formular proposta para solucionar o impasse criado pelo embargo da União Europeia à importação de carnes de aves de 20 unidades frigoríficas brasileiras.
O presidente em exercício da Comissão de Agricultura da Câmara, Evair de Melo (PP-ES), liderou junto com outros parlamentares a criação dessa comissão, que pode ir ao parlamento europeu em busca de soluções conjuntas para que o Brasil volte a exportar para a Europa.
Evair está preocupado com o impacto no mercado interno, inclusive com a ameaça de fechamento de postos de trabalho. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a medida deve levar ao fechamento de 15 mil vagas diretas e outras 15 mil indiretas.
Em entrevista à revista Veja, o superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucci, disse que além do risco de fechamento de postos, há preocupação também com as cerca de 130 mil famílias que atuam com a avicultura. “Hoje, 95% deles operam pelo sistema de produção integrada, em que a empresa fornece os insumos, o agricultor faz a criação do animal e ao final é calculado o pagamento”, explicou. A Comissão deverá ser instalada na próxima semana e será composta por 34 membros titulares.
AGROLINK