Skip to main content

Japão, Rússia, Taiwan e Cuba estão entre os primeiros países a declarar embargo à carne de frango e demais produtos avícolas provenientes do estado da Califórnia, nos EUA. A medida preventiva, é consequência do surto de Influenza Aviária em uma granja do condado californiano de Stanislaus.
 
A granja afetada tem a produção voltada, principalmente, à produção de ovos de codorna e conta com um plantel de cerca de 116 mil aves. Além de codornas, a granja mantém plantel de pouco mais de 20 mil marrecas de Pequim, destinadas também à produção de ovos.
 
Os primeiros problemas sanitários foram detectados em 14 de abril, ocasião em que se observou sensível aumento de mortalidade em um dos galpões de codornas (56 mil aves).
 
A confirmação de ocorrência da Influenza Aviária veio quatro dias depois, quando exames laboratoriais apontaram que o aumento de mortalidade estava sendo causado por vírus do subtipo H5 da Influenza Aviária caracterizado como de baixa patogenicidade. Mas só em 22 de abril a ocorrência foi relatada à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
 
No momento a granja afetada vem sendo despovoada e toda a região permanece sob vigilância sanitária
 
 
Fonte: Redação AveWorld