Diretores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se encontram durante esta semana com integrantes da União Europeia (UE) para apresentação mútua dos sistemas de inspeção sanitária e fitossanitária. A reunião desta terça-feira, 5 de fevereiro, ocorreu no gabinete da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa) e contou com a participação de aproximadamente 40 fiscais federais.
 
 
Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV/SDA), Ricardo Cavalcanti, é importante conhecer o sistema de controle do bloco europeu. “Hoje nos foi apresentado o trabalho realizado por eles no controle de saúde de animais e plantas. Chegamos à conclusão que estamos no caminho certo, já que nosso serviço de inspeção é muito parecido com o da UE”, disse.
 
 
No encontro, autoridades do Mapa também apresentaram à delegação o Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal brasileiro (SIGSIF). Cavalcanti informou que o Ministério da Agricultura passa por um aperfeiçoamento do SIGSIF. “O processo de revisão do controle de qualidade deve ser constante, não podemos acomodar. Estamos criando um Comitê de Boas Práticas – que vai ajudar na confecção de leis regulatórias”, ressaltou.
 
 
Além das reuniões com as autoridades agropecuárias, os fiscais federais recebem durante toda a semana um treinamento em auditoria e no Sistema de Controle Sanitário e Fitossanitário Europeu (TRACES).
 
Fonte: Ministério da Agricultura