O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, recebeu na manhã desta quinta-feira, 19 de junho, o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostylav Tronenko. Durante o encontro, o embaixador convidou o ministro para participar da primeira reunião do Comitê Consultivo Agrícola, estabelecido entre os dois ministérios para estreitar as relações, e da Feira Agrícola Internacional (AGRO 2012), exposição de produtos da agricultura, pecuária e maquinário, em setembro, na Ucrânia.

Durante o evento, Mendes Ribeiro Filho destacou a importância da cooperação entre o Brasil e a Ucrânia. “O país é um parceiro comercial excelente para o Brasil na parte da agricultura. As exportações de suínos aumentaram significativamente e há potencial para outros mercados. A Ucrânia também é produtora de fertilizantes e isso nos interessa, já que apresentamos déficit nesta área”, completa. Outro ponto mencionado pelo ministro é a crescente demanda mundial por alimentos.
De acordo com o embaixador da Ucrânia, a intenção é fortalecer a cooperação técnica com o Brasil que tem tecnologia avançada na área da agricultura. “Queremos reforçar a parceria entre os dois países. O Brasil tem larga experiência em assuntos como o biocombustível e um nível elevado na área de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além disso, as exportações brasileiras de suínos já cresceram 2,5% no primeiro semestre deste ano, queremos aumentar esses números cada vez mais”, frisou.
Fonte: Suinocultura Industrial / MAPA.