Os governos brasileiro e mexicano querem fortalecer a relação comercial entre os países. O tema foi pauta do encontro entre o ministro da Agricultura do Brasil, Antônio Andrade, e o secretário de Agricultura do México, Enrique Martínez y Martínez, que ocorreu na noite desta terça-feira, 24 de setembro, Campana, na Argentina.
 
Antônio Andrade agradeceu a habilitação de três frigoríficos brasileiros de aves por parte dos mexicanos, exaltando a iniciativa como um importante passo para melhorar ainda mais o comércio entre os dois países. O ministro ainda solicitou a Martínez que tomasse conhecimento da lista de todos os 43 estabelecimentos brasileiros já aprovados para exportação de frango ao Canadá, que é um importante parceiro comercial do México.
 
“Estamos melhorando cada vez mais a qualidade e a produtividade das nossas plantas, iniciativa que vai fortalecer a relação com os mexicanos. Martínez viu com bons olhos a possibilidade de ampliação da pauta bilateral, reforçando a importância das ações que vêm sendo feitas pelo Brasil em sanidade”, destacou Antônio Andrade.
 
Ao final do encontro, Andrade convidou o secretário para visitar os laboratórios nacionais agropecuários (Lanagros) do Brasil e ver de perto o trabalho desses centros, que são referências em diagnósticos quanto à qualidade dos produtos agropecuários produzidos e exportados pelo país.
 
Entre janeiro e agosto deste ano, o Brasil exportou para o México US$ 365,4 milhões em produtos do agronegócio, importando US$ 63,12 milhões daquele país.
 
Fonte: MAPA