Notícias

Notícias

Notícias ABRA

Mapa detalha condições do acordo Mercosul-UE para comércio de carnes

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) detalhou na segunda-feira (08) as condições para o comércio de carnes estabelecidas no acordo entre Mercosul e União Europeia acertado em 28 de junho. O acordo estabelece uma cota de 99 mil toneladas para a carne bovina a ser exportada do Mercosul para o continente europeu, na qual 55% é de carne fresca e 45% de carne congelada, com uma tarifa intracota de 7,5% e volume crescente em cinco anos.

Para a carne bovina exportada dentro da Cota Hilton, que compreende 10 mil toneladas, a UE reduziu a tarifa de importação de 20% para zero a partir da entrada em vigor do acordo. Uma cota sem tarifa de 180 mil toneladas será destinada à carne de aves do Mercosul, sendo 50% com osso e 50% desossada e volume crescente em cinco anos. No caso da carne suína, o Mercosul poderá exportar 25 mil toneladas a uma tarifa de 83 euros por tonelada. O acordo também estabelece volume crescente em cinco anos para essa proteína.

A ministra da Agricultura Tereza Cristina disse à rádio CBN na semana passada que poderá levar até dois anos para que o acordo Mercosul-UE seja aprovado por todos os governos dos países envolvidos.

 

Fonte – Site CarneTec.com.br