Notícias

Notícias

Notícias ABRA

Fasa: Ações em prol do ambiente

Meio Ambiente na Escola mostra como a empresa de Cruzeiro do Sul trata a natureza

Uma empresa pode obter crescimento econômico aliado à preservação e ao desenvolvimento social. É o que tem demonstrado o Grupo Fasa, localizado em Cruzeiro do Sul, que atua com destaque na área de reciclagem animal há alguns anos, em todo o Brasil. A Faros e a Base, indústrias do grupo localizadas no mesmo município, mostram que não somente contribuem para o meio ambiente, coletando e processando toneladas de resíduos por dia, mas adotam práticas sustentáveis em suas operações.

A Fasa produz farinhas de carne e ossos, de vísceras, de penas e de sangue, além de óleos, graxas e sebo. Eles são utilizados nos setores da produção animal, fabricação de ração pet, biodiesel e indústria de cosméticos. Seu setor de reciclagem animal coleta resíduos de subprodutos animais – gerados em frigoríficos, mercados, açougues, entre outros – e os transforma em novos itens, por meio de um processo industrial. Sem ele, a cadeia de carnes teria uma enorme perda em sustentabilidade.

As empresas do Grupo Fasa fazem tratamentos biológicos para os efluentes e os gases, além de realizar a fertirrigação (aspersão) de efluentes tratados em áreas de eucalipto, como forma de reciclo de nutrientes à natureza. Ainda contam com compostagem própria, para a transformação de resíduos em adubo orgânico utilizado na agricultura, mais um fim ambientalmente correto. Outra ação importante é a coleta de óleo vegetal saturado em escolas, universidades, bares e restaurantes. O óleo de cozinha recolhido é destinado à produção de biodiesel, o que evita que seja descartado incorretamente no solo ou em cursos da água.

 

Fonte: O Informativo

Publicado em: 10.09.2020