Skip to main content

Na última sexta-feira (29), a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) enviou solicitação ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, buscando apoio em relação ao mercado de soja e de farelo de soja, os quais vem apresentando forte valorização de preços, o que vem prejudicando as cadeias de aves e suínos. Acompanhe abaixo as informações.
 
Senhor Ministro,
 
Ao cumprimentá-lo inicialmente, na qualidade de representantes da avicultura e suinocultura do Rio Grande do Sul, nos dirigimos à V.Exa. no sentido de buscar apoio do governo federal em relação ao atual mercado de soja e farelo de soja.
   
Em face da alta impactante dos preços do grão para ração de aves e suínos é imprescindível a intervenção do Governo Federal no sentido de regular o abastecimento e o mercado de soja para os setores consumidores.
    
As dificuldades de abastecimento começam a alavancar a alta descontrolada dos preços aliada a exportação em larga escala do grão.
    
Temos a informação de que 90% da soja disponível no mercado já está negociada, restando apenas 10% para atender e suprir os setores de aves e suínos até o final do ano.
    
Os preços já atingem cerca de R$ 70,00 a saca de soja no porto e cerca de R$ 1.100,00 a tonelada do farelo de soja.
    
Senhor Ministro, nos reportamos à audiência que tivemos com V.Exa. no dia 15 de maio do corrente em seu gabinete onde colocamos nossa preocupação em relação aos rumos do mercado de soja e naquela ocasião V.Exa. garantiu aos setores que o Ministério da Agricultura não deixaria faltar o produto e inclusive adotaria mecanismos para viabilizar a importação.
     
O cenário atual requer medidas urgentes as quais solicitamos à seguir:
 
-Isenção das taxas de importação de soja oriunda da Argentina e Paraguai;
 
-Isenção das taxas de importação da soja dos EUA que estará disponível neste país nos meses de setembro e outubro do corrente;
 
-Isenção de PIS/Cofins nas importações de soja;
 
-Apoio do Governo Federal junto aos estados consumidores para redução e ou diferimento de ICMS na aquisição do grão para agroindústrias, produtores e cooperativas de aves e suínos.
 
Senhor Ministro, nossos setores buscam a desoneração de encargos da folhade pagamento e outros incentivos que viabilizem a continuidade das atividades que fazem parte do agronegócio brasileiro e que contribuem efetivamente e consideravelmente com a balança comercial.
    
As medidas que estamos solicitando não são de caráter infinito e duradouro, mas que neste momento crítico e preocupante, onde produtores de aves, ovos, suínos, cooperativas e agroindústrias, mais precisam desta ajuda, que o governo seja solidário e adote medidas urgentes e temporárias, com vistas a evitar danos maiores aos setores que já sofreram muito com a estiagem e outros entraves que prejudicaram e ainda prejudicam o fluxo comercial dos setores tanto no mercado interno quanto no mercado internacional.
    
Senhor Ministro, é imperativo e extremamente urgente neste momento, um manifesto do Governo Federal no sentido de ajudar os setores de aves e suínos no sentido de propiciar condições de suprimento para estas cadeias 
produtivas.
    
Certos de V. atenção, agradecemos e despedimo-nos desejando-lhe votos de elevada estima e considerações.
 
Fonte: Avicultura Industrial