O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, reuniu-se hoje (23) com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília (DF).

 
Durante o encontro, Turra pediu a agilização dos processos para atualização do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), lei de 1952 que até hoje, sem modificações, rege as diretrizes de produção das cadeias de cárneos, ovos, leite e outros alimentos de origem animal.

 
“A atual legislação tem mais de 60 anos e está muito aquém das novas características da cadeia de produção animal.  É preciso uma legislação que esteja adequada às demandas atuais.  Por este motivo, estamos apelando ao ministro para que seja agilizado esse processo”, destaca Turra.
 

Ainda durante o encontro, o presidente da UBABEF solicitou ao ministro o retorno do antigo limite de crédito para custeio disponibilizado ao produtor avícola, que foi reduzido de R$ 150 mil para R$ 80 mil. 
 

“Também pedimos ao ministro apoio para que as conquistas para o setor avícola no novo Plano Agrícola e Pecuário, como os recursos disponibilizados via programa Inovagro, não fiquem retidos em burocracias e sejam, de fato, ofertadas a quem demanda”, ressalta. 

 
A preservação do status sanitário da avicultura brasileira também foi discutida no encontro entre Turra e o ministro Andrade.  Na reunião, Turra pediu a Andrade a intensificação das ações do MAPA, especialmente no período que antecede e durante os eventos internacionais no Brasil, para evitar que o país seja exposto a riscos sanitários.
 
Fonte: Assessoria Ubabef