Fechado o cronograma de audiências públicas que debaterem o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) pelo Brasil. A ABRA participou da audiência pública nacional, realizada em Brasília, posicionando toda a importância do setor de reciclagem animal.
Ao todo, já foram promovidas seis audiências públicas sobre o Planares, passando por todo Brasil. Na região Norte, 205 pessoas participaram; na região Centro-Oeste, foram 178 inscritos. Na região Sul, foram 160, enquanto no Sudeste, 236 e no Nordeste, 159 participantes. Todas as audiências foram transmitidas pelo YouTube, no canal do Ministério do Meio Ambiente.
Planares
O Planares é estruturado conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que dispõe sobre os instrumentos para avanços na gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos no território nacional. O documento possui metas, diretrizes e estratégias, tornando-se uma ferramenta fundamental para operacionalizar os direcionamentos da PNRS.
Entre os assuntos que compõem o plano estão: consumo consciente e descarte adequado, tipos de coleta, destinação final dos resíduos, reutilização, catadores e a recuperação dos materiais recicláveis, indústrias recicladoras, reciclagem de resíduos orgânicos, recuperação energética, combustível derivado de resíduos, rejeitos e sustentabilidade.
O Planares é resultado direto do programa Lixão Zero, eixo da Agenda Ambiental Urbana, implementada para melhorar os indicadores ambientais nas cidades. Esse trabalho subsidia os estados e municípios na gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU), com foco na destinação final ambientalmente adequada. A proposta é que esses esforços sejam mensuráveis no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), em diferentes recortes geográficos.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA, com informações do Ministério do Meio Ambiente