De acordo com a coordenadora-geral de Inspeção do Ministério da Agricultura, Judi Maria da Nóbrega, apenas 32,29% dos municípios brasileiros contam com serviço de inspeção de produtos de origem animal.
 
 Desde julho deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento permite aos Estados e municípios realizar o controle desse tipo de produto para ser comercializado em todo o país. Anteriormente apenas o Ministério fazia esse trabalho. “Em país com dimensões continentais como o Brasil, para inibir irregularidades, é preciso que municípios tenham serviço de inspeção estruturado”, disse a coordenadora.
 
Daí a importância de estimular a participação dos demais entes federados aos sistemas de controle de qualidade alimentar. Segundo Judi da Nóbrega, até agora, quatro Estados (Minas Gerais, Parará, Bahia e Rio Grande do Sul) e sete municípios aderiram ao sistema. São cinco cidades gaúchas: Erechim, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Alegrete e São Pedro do Butiá, além de Uberlândia (MG) e Cascavel (PR). A coordenadora adiantou também que mais um consórcio, formado por cinco municípios, encontra-se pronto para adesão ao sistema.
 
Fonte: MAPA