A exportação de açúcar teve queda de 64% em relação a abril do ano passado; o suco de laranja sofreu redução de 60% e a soja caiu 17,3%. Já no setor de carnes, a maior queda foi na venda de suínos, com 10,7%.

De maneira geral, a exportação dos produtos da agropecuária brasileira fechou o mês de abril com queda significativa nas exportações em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o motivo está na redução do ritmo de crescimento do comércio mundial.

"Nós temos quase todos os países revendo o crescimento interno para baixo, principalmente países como Índia e China, grandes consumidores dos nossos produtos agrícolas. É natural que tenhamos em 2012 um desempenho inferior ao do ano passado", explica Alessandro Teixeira, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento.

Os dados divulgados também apontam queda de 23% no valor total das exportações de produtos agropecuários para a Argentina, país que está restringindo as compras externas.

Representantes do Ministério do Desenvolvimento devem se reunir nos próximos dias com autoridades argentinas para discutir a queda nas exportações.

Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 3 de maio de 2012/Scot Consultoria