O mutirão de limpeza e coleta de lixo no rio Tapajós, em Alter do Chão no Pará, foi mais um desfio do programa Rios+Limpos, da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A ABRA, Associação Brasileira de Reciclagem Animal, como apoiadora institucional, participa ativamente do projeto de sustentabilidade, desta vez junto com as empresas associadas Repar Reciclagem Animal e Farinorte.
Alter do Chão, distrito de Santarém no Pará, foi o cenário de mais uma ação de sustentabilidade do programa Rios+Limpos. O mar dos paraenses, é sempre uma surpresa a cada estação, de março a agosto fica tudo embaixo d’água, e quando vem a temporada as praias surgem prontas para receber os turistas.
Alter do chão ganhou fama mundo a fora, eleita a praia mais bonita do Brasil pelo jornal The Guardian. Está entre os 40 lugares secretos mais incríveis do mundo, sedia um dos maiores aquíferos do planeta em volume de água, o aquífero Alter do Chão, no coração da Amazônia paraense – rica em cultura, fauna e flora. Um patrimônio que precisa ser preservado, e o Rios+Limpos chegou para ajudar.
Antes começar o mutirão de limpeza, todos seguiram os protocolos e passaram pelo teste rápido para Covid-19. Ganharam kit de camisetas e bonés, um café reforçado. Na abertura com autoridades, voluntários e apoiadores, teve cultura regional bem representada pelo ritmo musical do Carimbó. Teve a criatividade e o humor usados para educação ambiental. O palhaço fez mágica e deu o recado falando sério sobre preservação.
“É uma responsabilidade de todo mundo, ainda mais nosso rio Tapajós, rio belíssimo, mas poluído. As pessoas que jogam o lixo… então é importante a gente estar contribuindo com uma ação desta, com essa luta, para manter a cidade mais limpa, já que a maior parte das casas estão voltadas para o rio – mas isso não é lixeira. A ideia de hoje é tirar um pouco do lixo que está ali e falar para as pessoas: cuidem do que é nosso, essa praia é nossa este rio é nosso.”
Rosival Dias de Souza, o Palhaço Curumim
A marca registrada do programa Rios mais limpos é a pintura artística dos bueiros, com a fauna avisando onde começa o cuidado com a limpeza dos rios.
O mutirão foi logo começando nas praias de agua doce. Os voluntários fizeram um pente fino para retirar os lixo que virarão matéria-prima da reciclagem. De barco fomos mais longe, passando por praias de Alter do Chão…. A chuva veio de repente, forte, mas não impediu o trabalho de limpeza. Todos comprometidos com a missão, seguiram firmes em vários locais ao longo do rio Tapajós. Nesta área, onde o turismo é forte, a famosa “Ilha do Amor”, um braço de areia que tem toda estrutura. Importante dar o exemplo da limpeza para que os visitantes também colaborem com a preservação. Os barcos foram enchendo com a coleta de lixo. A chuva não deu trégua.
As associações de catadores fizeram todo trabalho de triagem, seleção dos materiais, pesagem e transporte, finalizando mais uma ação do programa Rios + Limpos.
“O município agradece a ABRA por esta parceria. Eu acredito que o setor público sozinho tem suas dificuldades, e com apoio privado conseguimos avançar, com ações que venham fazer com que o município tenha um cartão postal melhorado, seja na sua essência ambiental, urbana, exatamente no lixo que você produz de forma voluntária e involuntária, e essas parcerias são importantes para fortalecer este trabalho.
João Paiva Secretário de Meio Ambiente de Santarém
“A ABRA dá todo apoio institucional porque sabe da importância do programa, que dá exemplo e ajuda na limpeza dos rios brasileiros. Esta ação no Pará contou também com o apoio das empresas Repar Reciclagem Animal e Farinorte. Foi debaixo de chuva, clima tropical, valorizando ainda mais a cidadania ambiental.”
É assim que o Secretário de Qualidade Ambiental · Ministério do Meio Ambiente André França comemora o sucesso de mais uma ação.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Marcelo Lara, jornalista – Consultor de Comunicação