Marcando o fechamento do ano de 2021, a ABRA realizou sua segunda Assembleia Geral Ordinária, na tarde da última quinta-feira (9). Desta vez, muito além de comemorar as conquistas e relembrar os desafios dos últimos 12 meses, o momento foi de reencontrar associados e amigos, celebrando a vida e a retomada gradual e segura das atividades, em um contexto que, todos esperam, sejam os últimos capítulos da pandemia da Covid-19.
A Assembleia ocorreu em formato híbrido (virtual e presencial), com transmissão ao vivo aos associados de todo Brasil, diretamente de Brasília. A pauta do encontro foi conduzida pelo presidente do Conselho Diretivo, Pedro Bittar, com apoio do presidente Executivo, Decio Coutinho.
As equipes Técnica e de Comunicação da ABRA também estiveram ativas, prestando todo suporte. E os patrocinadores da Associação, Dupps e Eurotec Nutrition, mais uma vez, foram ativos parceiros durante a Assembleia.
Números de expressão
Além de traçar o cenário de estimativas para bovino, suíno e avicultura para 2022, a ABRA apresentou um compilado de dados do abate federal de bovinos, aves, suínos e peixes no último ano no país, bem como os resíduos processados em estabelecimentos SIF no biênio 2020/2021. Os números de exportações não ficaram de fora: foram trazidos dados de farinhas, óleos e hemoderivados comercializados pelo setor.
Conquistas
Entre as principais conquistas de 2021, a ABRA destacou a abertura de mercados para exportação e finalizações de 18 Certificados Sanitários Internacionais (CSIs) contemplando diferentes produtos da reciclagem animal – empresas do setor foram beneficiadas em sete países. A participação da ABRA na COP 26 e a criação do ProBrasil também renderam menção nos destaques do ano, assim como a atuação incansável da Associação na migração do setor, dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do RIISPOA para Alimentação Animal, e a renovação do Projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre ABRA e Apex-Brasil.
Assembleia
Ainda, os associados deliberaram sobre valores de mensalidades e categorias de patrocínio para o próximo ano. Além disso, os participantes foram apresentados ao Calendário de Atividades 2022, que segue repleto de atividades virtuais e presenciais.
Após mais um ano que exigiu coragem e superação, agora 2022 nos espera com um horizonte repleto de esperança e planos audaciosos, que alavancarão ainda mais o setor de reciclagem animal.