Mais um Encontro da Rede de Resíduos da Indústria foi realizado esta semana (18) e contou com a participação da ABRA, representada pelo Gestor de Mercado Interno, Marcell Porto e Castro. A reunião virtual teve como pauta o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), a fim de avaliar a integração dos MTRs estaduais com o MTR nacional e tirar dúvidas sobre o processo.

Também foi discutida a dificuldade das empresas em interligar seus sistemas de gestão de resíduos ao MTR nacional, pela falta de acesso ao código fonte do sistema, necessário para desenvolver “webservices” de interligação antes da data de início da obrigatoriedade do MTR nacional, que passa a valer em 01 de janeiro de 2021. Além disso, foi relatada a experiência de MG e RS quanto à implantação dos MTRs e levantada a necessidade de mais tempo para disseminar informação e realizar capacitação para uso do sistema.

Ficou definido que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) coletará sugestões das Federações para implantação do MTR nacional e receberá dúvidas sobre o inventário nacional de resíduos regulados pela Portaria MMA 280/2020, para encaminhar um documento ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Luísa Schardong, jornalista, MTb/RS 0018094