A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) participou na manhã desta quarta-feira a convite do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)da Solenidade de lançamento do Plano Nacional de Exportações do governo federal.
 
O Plano foi apresentado pelo ministro Armando Monteiro no Palácio do Planalto e tem o objetivo de incentivar, facilitar e aumentar as exportações brasileiras.
 
O programa contará com cinco pilares: O Acesso de Mercados que prevê que a política comercial seja focada na ampliação de mercados por meio da remoção de barreiras e a maior integração do Brasil em negociais sobre tarifários, a Promoção Comercial, onde foram identificados pelo governo 32 mercados prioritários para os produtos brasileiros, um levantamento que será utilizado para elaborar estratégias de exportação, A Facilitação do Comércio definida com estratégia de desburocratização, simplificação e aperfeiçoamento dos processos aduaneiros com intuito de reduzir prazos e custos, O Financiamento e Garantia às Exportações para o aperfeiçoamento dos modelos atuais de financiamento e o quinto pilar Aperfeiçoamento de Mecanismos e Regimes Tributários, onde determina ao governo que busque simplificar o atual sistema tributário relacionado ao comércio exterior. 
 
Segundo a presidente Dilma Rousseff que esteve presente na cerimônia, o Plano Nacional de exportações faz parte da agenda positiva do governo e ajudará o Brasil a melhorar no ranking do comércio internacional, já que as exportações não refletem o tamanho da economia brasileira . “O Plano Nacional de Exportações é parte estratégica da nossa agenda de voltar a crescer. Vamos implementar em parceria com o setor produtivo um conjunto de medidas para ampliar e dinamizar as nossas exportações. Potencial para isso não falta. A sétima economia do mundo não pode aceitar ocupar o vigésimo quinto lugar no comércio internacional” afirmou.
 
Segundo o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto, o plano de exportações começa a ter impacto nas vendas externas já no segundo semestre deste ano. 
 
O Plano está dísponivel para download na área de mercado externo da ABRA, acesse: https://www.abra.ind.br/views/estatisticas.php?id=2