O Dia Nacional do Reino da Tailândia é comemorado dia 5 de dezembro. A embaixada do país no Brasil celebrou no dia 3, em Brasília, contando com a presença do embaixador Surasak Suparat, secretários e equipe, de autoridades brasileiras e de outras embaixadas.

A Associação Brasileira de Reciclagem Animal – ABRA foi convidada a participar e os gestores Marcell Porto e Castro e Juliano Hoffmann, junto com a assessora de imprensa, Fernanda Finkler representaram a entidade.

A ABRA vem realizando ações de aproximação com o governo e as empresas tailandeses há alguns anos. O resultado desse trabalho foi visto em outubro, quando o governo brasileiro, com o apoio da ABRA, recebeu uma Missão tailandesa para a habilitação de plantas produtoras de farinhas e gorduras de origem animal.

Segundo o presidente Executivo da ABRA, Decio Coutinho, há um interesse mútuo, pois muitas empresas tailandesas querem os produtos brasileiros pela alta qualidade e preços competitivos, enquanto as empresas brasileiras buscam exportar.

 

Dia especial

O dia 5 de dezembro é muito especial para os tailandeses, porque além de ser o Dia Nacional do Reino da Tailândia, é a data de aniversário do rei Bhumibol Adulyadej – falecido em 2016; o dia dos pais; e o Dia Mundial do Solo, que foi sancionado oficialmente junto a ONU pelo rei em 2014.

 

Relações diplomáticas

Em 2019 serão celebrados os 60 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a Tailândia. Conforme informações do Ministério de Relações Exteriores, o relacionamento é considerado particularmente promissor nas áreas de comércio e investimentos, energia (com destaque para biocombustíveis); ciência, tecnologia e inovação, pesquisa agrícola, saúde e turismo. O Brasil é o principal parceiro comercial da Tailândia na América Latina.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa ABRA

Fernanda Finkler – MTb/RS 12.661