A Associação Brasileira de Reciclagem Animal – ABRA esteve presente na Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal  – FIPPPA que aconteceu entre os dias 28 e 30 de abril no Curitiba Expotrade Convention Center  – Paraná.
 
A ABRA participou como expositora com um estande moderno elaborado com materiais reciclados, onde representou oficialmente o setor e promovendo os seus associados. O estande recebeu visitas de produtores, estudantes, profissionais do ramo, representantes de entidades, formadores de opinião, entre outros, que estavam interessados em conhecer a entidade, o setor e as empresas que o integram.
 
A ABRA recebeu destaque na mídia pela organização do IV Seminário Internacional Novos Horizontes para a Reciclagem Animal realizado no dia 29 em paralelo com outros seminários da feira. O evento chamou a atenção pelo grande número de pessoas atraídas para o auditório Tanguá, interessadas nas cinco palestras que aconteceram.
 
O Seminário foi aberto pelo vice-presidente da ABRA, Sr. Adriano Sales que ressaltou a importância e a qualidade dos temas abordados no evento. “O Seminário será de grande importância para todos que atuam nesse setor. Na quarta edição abordaremos temas que de alta relevância e que são inéditos num evento desse porte, com palestrantes renomados e de grandes entidades”.
 
A primeira apresentação foi a do engenheiro químico e assessor de negócios internacionais e sustentabilidade da Apex-Brasil, Sr. Gilson Spanemberg que falou sobre a Sustentabilidade e seus pilares como uma ferramenta de inovação e diferencial competitivo.  A segunda palestra foi ministrada pelo diretor do Grupo Sales, Sr. Adriano Sales, que apresentou o case de sucessso, ganhador do prêmio FINEP de inovação e Sustentabilidade de 2014 com o desenvolvimento de um fertilizante totalmente orgânico a partir das farinhas de origem animal como Inovação para a Reciclagem Animal.
 
Já o doutor em engenharia química pela Universidade da Carolina do Sul, membro da Associação Nacional de Reciclagem Animal nos Estados Unidos (NRA) e responsável pela terceira apresentação, Sr. Charles Goodin, que falou sobre a redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera causados pelas indústrias processadoras de resíduos do abate. Para a apresentação, Goodin, abordou os dados de sua pesquisa sobre a Pegada de carbono nas indústrias de Reciclagem Animal.
 
 Dando sequência ao assunto, o pesquisador da Embrapa, Sr. Gerson Neudí Scheuermann discorreu sobre como o uso de farinhas e gorduras de origem animal impactam na pegada de carbono na produção de aves. Gerson deu uma perspectiva do que aconteceria caso estes produtos não fossem utilizados em dietas de aves e como eles garantem a sustentabilidade na produção desses animais.
 
Na última palestra, o engenheiro e PhD.  em química pela Holanda, Jacques Wijnoogst, focou sua palestra nas reduções de emissão de gases e poluentes na indústria PET consumidora de farinhas e gorduras de origem animal. Em sua apresentação Jacques citou novas possibilidades tecnológicas para a redução dos gases de efeito estuda nas fábricas de Reciclagem Animal.
 
Finalizando o ciclo de apresentações, o coordenador técnico da ABRA, Sr. Lucas Cypriano propôs um debate sobre os temas apresentados com o público do Seminário.
 
Durante o evento a ABRA também realizou o Projeto Imagem que contou com a participação de dois jornalistas internacionais para a promoção do setor brasileiro na mídia internacional. Um dos participantes foi a editora-chefe na China de um dos maiores veículos de comunicação impresso do mundo, a revista Poultry Internactional China Edition, do Grupo Watt Agnet, Sra. Dinding Li. O outro participante foi o francês e editor-chefe da revista também mundialmente conhecida, World Pultry, Sr. Fabian François Brockötter.
 
A gestora da ABRA, Sra. Cátia Macedo classificou a participação da ABRA na FIPPPA como satisfatória. “Realizamos um seminário com ótima qualidade de palestras e de público, trouxemos os principais debates atuais para país com temas que serão de grande valia para nossas indústrias. O grande número de visitantes no estande demonstra o resultado do nosso trabalho e esforço de representar e promover o setor e nossos associados. Pela abordagem dos jornalistas internacionais teremos também um  bom resultado na mídia internacional. Estes são sinais de que a ABRA a cada vez cumpre o seu dever e traz bons resultados para o setor”. Afirma.
 
A Fipppa nasceu da união dos dois maiores eventos da cadeia de proteína animal da América Latina, a Avesui América Latina e a Tecno Food Brasil. O evento passou a ser bienal com a próxima edição marcada para 2017.
 
 
Para maiores informações sobre a ABRA na FIPPPA, acesse: www.abra.ind.br/avesui 2015-05-04
 
CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO EM: https://www.abra.ind.br/views/fotosdetalhada.php?id=82
 
IV Seminário Internacional Novos Horizontes para Reciclagem Animal: https://www.abra.ind.br/views/fotosdetalhada.php?id=83