Skip to main content

A Associação Brasileira de Reciclagem Animal – ABRA esteve presente na Fenamilho 2012 durante o II Seminário Agroceres de Economia e Negócios. No seminário foram debatidos os desafios do agronegócio pelo ex-ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, e atualmente embaixador da da FAO, Sr. Roberto Rodrigues.

O Seminário teve ainda a participação do sócio-Diretor da consultoria Céleres, Sr. Anderson Galvão, que vai apresentou suas perspetivas para o mercado de carnes e grãos, além do Presidente do Sindicato Rural de Patos de Minas, Sr. Claudio Nasser e do engenheiro agrônomo e Presidente Executivo do Grupo Agroceres, Sr. Fernando Pereira.

O ex-ministro, Sr. Roberto Rodrigues apresentou dados da produção brasileira de grãos e o abate de animais também fazendo comparativos numéricos através de gráficos de como a produção brasileira vem crescendo gradativamente em comparação com a produção internacional desses produtos.

Segundo o Sr. Roberto Rodrigues, a grande vantagem que o Brasil tem em relação aos outros países é o grande interesse dos jovens nas cadeias produtivas de carnes e grãos. "Na maioria dos países, os produtores são de idade mais avançada, com cerca de 50 anos. No Brasil, vejo cada vez mais os jovens se interessando e se aprimorando pelas cadeias produtivas, com isso o país avança em tecnologia, mão-de-obra, entre outros fatores que alavancam a nossa produção".

Nesse ano, a Festa Nacional do Milho – Fenamilho, que acontece de 01 de junho até o dia 10 de junho, em paralelo ao evento também acontece a AgroFena, promovida pelo Sindicato de dos Produtores Rurais de Patos de Minas. Neste ano os eventos acontecem juntos para que ambos tomassem proporção maior de público como afirma o presidente do  Sindicato dos Produtores

Rurais de Patos de Minas, Sr. Cláudio Nasser. " A mudança foi para nos permitir construir uma grande feira de agronegócio. Na data que era a feira não nos permitia fazer uma grande feira, então essa mudança nos mostra que estamos no caminho certo e que ela tomou uma grande proporção".

O presidente da ABRA, Sr. Clênio Gonçalves considera a Festa e o seminário de grande valia para a cadeia de Reciclagem Animal. "O evento foi muito importante para que nós que representamos os produtores de farinhas e gorduras de origem animal possamos nos manter informados e termos uma perspetiva sobre a produção e o abate dos animais que originam a matéria-prima para o nosso setor", avalia.

O seminário atraiu cerca de 250 pessoas, que no final puderam interagir com os participantes. Essa é a 54ª edição da Fenamilho. Além das palestras e debates relacionados ao agronegócio, o evento também é conhecido como a maior festa de Minas Gerais com grandes atrações musicais para todos os gostos como: Cláudia Leite, Paula Fernandes, Detonautas, Michel Teló, Milionário e José Rico, Capital Inicial, Luan Santana, Fernando e Sorocaba, Nando Reis, entre outros grandes artistas do cenário musical brasileiro.