Skip to main content

O Serviço de Inspeção Federal completou cem anos. A comemoração foi  no Palácio do Itamaraty. A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) presidiu a solenidade, que contou com a participação de senadores e deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), secretários do Mapa e os presidentes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Lineu Olímpio de Souza.
Durante a cerimônia,  houve a apresentação de um vídeo sobre a importância do SIF na garantia da qualidade sanitária dos produtos de origem animal oferecidos aos brasileiros e a milhões de consumidores em todo o mundo.  A ministra também entregou a entrega de troféu e de diploma comemorativo aos 100 anos Serviço de Inspeção Federal. O SIF é um selo emitido pelo Ministério da Agricultura para produtos de origem animal.
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) sabe da importância que tem o Serviço de Inspeção Federal no Brasil que garante a qualidade e a sanidade dos produtos de origem animal, e acompanha de perto a evolução do SIF para atender o mercado interno e dar segurança para abertura de novos mercados lá fora.
Durante o evento foi anunciado o calendário para comemorar o centenário:
Em Março, aproveitando a Páscoa, ocasião  onde há uma grande procura por pescados o SIF fará açoes voltadas para a inspeçao de pescados. Vai ser lançado um livro Manual de inspeção  para identificação de espécies de peixes, reportagens demonstrando coleta, análise e resultados da Operação de Combate a Fraude por Troca de Espécies de Pescado.
No mês de Abril vai ter a reunião da Comissão Científica de Patologia com objetivo de avaliar e propor modernização dos procedimentos de inspeção ante e post mortem aplicados no âmbito dos frigoríficos com inspeção federal.  Assinatura de Instrução Normativa para alterar a IN 27 que trata de procedimentos de habilitação de estabelecimentos para exportação.
Em Maio a reunião vai ser da Comissão Científica de Microbiologia para avaliação e aperfeiçoamento dos programas de controle de patógenos visando a melhoria das atividades de fiscalização nos estabelecimentos.  Encaminhamento de anteprojeto de lei para criação da inspeção de produtos de origem vegetal.
Em Junho a agenda  vai ser dominada pelas  mesas redondas com a participação dos demais órgãos e setores  envolvidos na cadeia produtiva do consumidor objetivando reforçar a importância do SIF no agronegócio e na segurança do consumidor.
No mês de Julho  acontece o Seminário Nacional do SISBI. Reunião dos serviços de inspeção das esferas municipais, estaduais e federal visando harmonização de procedimentos.  Vão ser publicadas as normas de instação e equipamentos das pequenas agroindústrias de leite, mele ovos.
Em Agosto reunião da Comissão Científica de Tecnologia com objetivo de assessorar o DIPOA nas recentes e importantes demandas recebidas referentes para as novas tecnologias.  Está prevista também a criação das Centrais de Certificação.
Em Setembro tem comemoração do dia do Médico Veterinário, homenagem aos  que desempenharam relevantes serviços ao SIF. Vão ser publicadas as normas de instalações e equipamentos para pequenas agroindústrias de pescado e produtos processados.
A Ministra  Kátia Abreu destacou o compromisso com a missão de avançar cada vez mais no mercado internacional e destacou o papel da Inspesão sanitária no Brasil. 
“Protagonista nas diversas fases da história da inspeção de produtos de origem animal no país, o SIF foi capaz de se adaptar e evoluir  modernizando procedimentos para acompanhar o crescimento do parque industrial e tecnológico brasileiro, assim como as diferentes exigências impostas pelos países importadores. Nem todas elas verdadeiras. Sob o comando do Departamento de inspeção de produtos de origem animal, DIPOA, o SIF atua  hoje em 5010 estabelecimentos brasileiros que realizam o comercio  interestadual ou  ou internacional  de produtos de origem animal nacionais ou internacionais, isso apenas com o SIF.   Possui em seu corpo técnico 2587 servidores  entre fiscais e agentes de inspeção distribuídos nos mais distantes rincões do país. 1535 municípios uma unidade de SIF a cada 4 municípios do país.  O SIF é a marca mais conhecida do governo Federal. A confiabilidade que permitiu a projeção no mercado internacional direcional os produtos brasileiros para mais de 180 países”.  
E ela completa a cerimônia : “Não basta sermos um dos melhores do mundo, precisamos que o mundo saiba que nós somos. “  
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA