Skip to main content

O destaque da programação da tarde do primeiro dia do Avisulat 2014 – IV Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios foi o painel Sustentabilidade como Fator de Competitividade. 

O engenheiro químico e mestre em Ecologia Gilson Spanemberg, gestor de projetos de sustentabilidade da Apex-Brasil, foi o primeiro a falar sobre a sustentabilidade como ferramenta de inovação e diferencial competitivo a partir de princípios importantes da responsabilidade socioambiental.

“A sustentabilidade é uma forma de se posicionar”, disse Spanemberg. Segundo ele, o desenvolvimento sustentável confere inovação e reposicionamento à organização, redução de custos e riscos, regulação e legitimidade e é o caminho para o crescimento. “A sustentabilidade cria uma nova forma de comunicação com o consumidor e confere credibilidade à empresa.”
 
Depois, foi a vez do diretor de relações institucionais da JBS Foods, Wilson Newton Mello Neto, apresentar algumas das principais ações praticadas pela empresa nos três pilares que compõem a sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social. “Não é custo, é investimento. Não é obrigação, é diferencial competitivo”, destacou.

Gilson Spanemberg, gestor de projetos de sustentabilidade da Apex-Brasil
foto:Dudu Leal

No pilar ambiental, a JBS Foods realiza investimentos relacionados à melhoria ambiental em seus processos industriais, como o gerenciamento e a reciclagem dos resíduos sólidos gerados nas operações. Além disso, possui um Centro de Educação Ambiental, ativo desde 2004, localizado em uma fazenda na cidade de Vargem Bonita.

No pilar econômico, a empresa tem apresentado um importante crescimento nos seus resultados. A companhia possui um Centro de Excelência para a avaliação dos principais indicadores de produção, com o objetivo de identificar oportunidades de melhorias.

No pilar social, o Instituto JBS mantém, desde 2010, a Escola Geminare, aprovada pelo MEC e reconhecida pela Unesco. A escola é regular e oferece, sem custo algum, para crianças e adolescentes o Ensino Fundamental 2 e o Ensino Médio. O aluno recebe ainda três refeições diárias, uniforme e todo o material didático necessário.

Outra iniciativa citada por Mello Neto são os benefícios oferecidos aos mais de 7 mil integrados da JBS Foods: auxílio técnico, visitas frequentes no período de produção e premiações para os destaques em produção, “o que garante uma melhoria significativa na produtividade”, de acordo com ele. “Tudo isso permite à empresa ter tranquilidade em garantir aos seus consumidores um produto seguro e de qualidade”, finalizou o diretor.

A última apresentação ficou por conta do diretor executivo global de assuntos corporativos da BRF, Marcos Sawaya Jank, que tratou principalmente sobre o aumento da oferta e demanda por proteínas animais e a necessidade de recursos naturais para suprir essa necessidade. As oportunidades, segundo ele, estão principalmente nas cadeias de aves e suínos. “A expectativa de crescimento do comércio mundial de aves é superior ao de outras proteínas”, afirmou.

Jank elencou entre as novas preocupações dos consumidores quanto à sustentabilidade no setor de proteína animal a rastreabilidade, rotulagem, impactos ambientais e sociais, fornecedores, saudabilidade, saúde e bem-estar animal. Já as principais tendências e desafios do setor são, de acordo com ele, a competitividade (redução de custos), políticas comerciais mais efetivas, produtos de alto valor agregado e marcas globais, multinacionais brasileiras e cadeias de suprimentos globalmente integradas.

Também à tarde, ocorreu a primeira rodada do Encontro Internacional de Negócios, momento de prospecção em que empresas brasileiras capacitadas para atender compradores internacionais apresentam-se para representantes de países como Chile, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Malásia, México, Rússia e Uruguai. O objetivo da ação é propiciar a ampliação de mercados externos para os produtos dos três setores.

O Avisulat 2014 acontece até o dia 06 de novembro no Centro de Exposições FIERGS, na capital gaúcha. 

Mais informações pelo site www.avisulat.com.br
 
Fonte: Avisite