Skip to main content

Semana agitada na ABRA – Associação Brasileira de Reciclagem Animal, onde todas as atenções foram voltadas para um tema de suma importância para o futuro do setor – O decreto 10.468, de 18 de agosto de 2020 que alterou o Regulamento de Inspeção Industrial e sanitária de produtos de origem animal – RIISPOA de 2017.

A diretoria da ABRA, ao saber do conteúdo do decreto 10.468/2020 informou aos associados que o MAPA não envolveu a ABRA nesse importante processo, e que decisão foi feita unilateralmente pelas autoridades brasileiras sem consulta ao setor.

De forma oficial, o DIPOA – Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, enviou ofício confirmando reunião com o setor via plataforma “Meet” da Google, onde seria possível haver uma conversa franca e clara entre o setor e as autoridades, onde questionamentos poderiam ser feitos e dúvidas sobre as mudanças seriam sanadas.

Porém, na noite anterior ao dia da reunião, o local foi alterado para o Canal da Enagro no YouTube. Na Sexta-feira (21), às 14h o DIPOA apresentou quais seriam as alterações, onde se destaca um QUADRO RESUMO. Nesse quadro, os apresentadores demonstram seu entendimento técnico de como o setor de reciclagem animal passará a ser regulamentado. Ocorre, que canal do Enagro possibilita apenas a participação por escrito, em perguntas com no máximo de 200 caracteres, e pela dinâmica utilizada, não era possível apresentar o questionamento de forma minimamente adequada.

Com isso, a ABRA convocou seus associados para uma reunião virtual no dia 25 (terça-feira), onde com mais de 90 associados participantes, repassou esse ambiente de insegurança jurídica que o setor hoje se encontra, detalhar todas as informações e dúvidas sobre as mudanças, apresentando como era e sob quais leis e decretos deverá ser inserido o setor. Ocorre que hoje, há mais dúvidas que certeza, resultando em enorme insegurança jurídica para todo setor de reciclagem animal. Nessa reunião, foram definidas as estratégias e ações institucionais que serão realizadas a partir de agora para esclarecer e buscar atender as demandas do setor.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Marcelo Lara, jornalista – Consultor de Comunicação

Publicado em: 27.08.2020