As ações do Programa “ABRA que Aqui Tem Qualidade” – AATQ – para a criação de um programa de segurança alimentar para farinhas e gorduras de origem animal no Brasil chegaram à quarta etapa, que consiste na realização do Treinamento AATQ para a Fabricação de Farinhas e Gorduras Higiênicas, aberto a todas empresas interessadas, associadas ou não associadas à Associação de Reciclagem Animal – ABRA.
 
O Treinamento AATQ tem como público-alvo todos os atores envolvidos na cadeia da reciclagem animal, dos fabricantes às autoridades competentes, passando por fabricantes de equipamentos, aditivos e consumidores de farinhas e gorduras. Para o Treinamento foram criados manuais que abordam as premissas para a fabricação higiênica de farinhas e gorduras.
 
O Treinamento AATQ tem duração de quatro dias. Entre os assuntos abordados estão: conceitos de microbiologia voltados às peculiaridades da fabricação de farinhas e gorduras animais, às práticas higiênicas, aos sistemas de monitoramento eficientes, à construção de equipamentos higiênicos e à implantação de um programa de Análise de Perigos e Pontos de Controle Crítico – APPCC, além de explicar as exigências mínimas estabelecidas pelo Programa AATQ.
 
Cada indústria que possuir ao menos um profissional treinado e aprovado pelo Treinamento AATQ, poderá se inscrever no Programa AATQ. Dentre outras ações, essa indústria terá que implantar um programa de monitoria microbiológica efetiva e um Plano de APPCC. Após a implantação dessas etapas prévias, a empresa passará por auditoria, que verificará se a unidade atende às exigências estabelecidas pelo Programa AATQ. As unidades aprovadas serão reconhecidas pelo Programa AATQ como uma Aptas à Fabricação de Farinhas e Gorduras Higiênicas.
 
Entre 16 e 19 de junho aconteceu o segundo Treinamento AATQ, realizado em Curitiba/PR. O Treinamento foi realizado com número limitado de pessoas, o que propiciou o maior aproveitamento do conteúdo fornecido, além de grande interação dos participantes.
 
Estão previstas novas turmas para o mesmo Treinamento AATQ, sendo a próxima para os dias 01 e 04 de setembro de 2015. Salientamos que o Treinamento AATQ para a Fabricação de Farinhas e Gorduras Higiênicas é aberto a todos os interessados, associados ou não à ABRA, que participaram ou não das ações iniciais do Programa AATQ descritas abaixo.
 
Programa AATQ
O Programa de segurança alimentar desenvolvido para as indústrias brasileiras de Reciclagem Animal “ABRA Que Aqui Tem Qualidade” é uma iniciativa da ABRA com o objetivo de beneficiar a indústria de reciclagem animal brasileira através de uma certificação que garante a segurança microbiológica na produção das farinhas e gorduras de origem animal.
 
Com seu início em 2012, algumas indústrias de reciclagem animal interessadas em participar do Programa AATQ se inscreveram. No decorrer de 2013 e 2014, essas indústrias inscritas, das cinco regiões do país, foram visitadas e passaram por auditoria realizada pelo departamento técnico da ABRA, que avaliou o processo de produção das farinhas e gorduras de origem animal. À partir dessas auditorias, gerou-se o Treinamento AATQ, que se vale de palestras e de um manual de fabricação higiênica de farinhas e gorduras dividido em 3 livros: “Microbiologia Voltada à Reciclagem Animal”, “Construindo Equipamentos Higiênicos” e “Programa AATQ e APPCC”.
 
No Brasil, o programa é um grande marco para as empresas de Reciclagem Animal, por fundamentar as necessidades do nosso sistema na busca da produção higiênica, segura e eficiente para os diversos tipos de fábricas e sistema de produção, como afirma o coordenador técnico da ABRA, Sr. Lucas Cypriano. “Nós estamos realizando um programa de alto nível, inédito no país e que vem em benefício da nossa produção. A fabricação de produtos mais seguros deve ser prioridade na Reciclagem Animal. Os consumidores de farinhas e proteínas animais que consumirem farinhas de um fabricante aprovado pelo Programa AATQ terão a certeza de que estão adquirindo um produto de um fornecedor seguro”. Esse Programa já é realizado em outros países como os Estados Unidos, implantado desde 1994, e como na Austrália e Nova Zelândia que certificam as indústrias desde 1998.
 
 
O andamento do programa será divulgado no site da ABRA e na newsletter da associação. Para ser um assinante dos boletins ou requerer maiores informações sobre o Programa “ABRA Que Aqui Tem Qualidade” nos contate através do e-mail: abra@abra.ind.br / dep.tecnico@abra.ind.br / vinicius.oliveira@abra.ind.br