Skip to main content

A Associação Brasileira de Reciclagem Animal apresentou na última quinta-feira 13, os resultados das ações da ABRA em 2012 e as ações para 2013. Entre as principais ações foram destacadas dois projetos firmados para o desenvolvimento do setor de Reciclagem Animal. A reunião aconteceu no auditório da churrasquearia Porcão no Lago Sul, em Brasília-DF.
 
 O primeiro, assinado com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX que tem objetivo de aumentar o número de indústrias de Reciclagem Animal no mercado externo, promovendo a diversificação dos mercados, e ainda intensificar o marketing internacional para as indústrias brasileiras e intensificar a articulação interna.
 
As gorduras e farinhas de origem animal serão promovidas em duas feiras internacionais. A IPPE será realizada em Atlanta, Estados Unidos que acontecerá entre os dias 29 e 31 de janeiro. A segunda é a VIV que será realizada em março em Bangkok na Tailândia. As duas feiras estarão abertas para a participação e exposição de associados e não associados.
 
O segundo convênio assinado foi com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, que tem o objetivo de contribuir para o avanço tecnológico da Reciclagem Animal no Brasil através da ampliação do conhecimento teórico e tecnológico que serão aplicados aos sistemas de produção.
 
Nesse convênio, ABRA irá elaborar e editar um manual de Boas Práticas de Fabricação específico para o setor. Através desse manual será desenvolvido o selo de qualidade para as indústrias de Reciclagem Animal, que servirá de base para a rastreabilidade e certificação da produção brasileira de farinhas e gorduras de origem animal.
 
A gestora de projetos, Sra. Catia Macedo ressaltou durante a reunião a importância de ambos convênios. “Nossas ações tem o objetivo de desenvolver o setor. Estamos trabalhando nesse sentido e para todas as indústrias brasileiras de Reciclagem Animal. Os convênios que trarão muitos benefícios, como a internacionalização de nossos produtos e um selo que garantirá a qualidade dos mesmos”.
 
Durante o ano a ABRA também participou de 65 audiências com órgão públicos como, por exemplo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA, O Ministério do Meio Ambiente – MMA, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, entre outros, para discutir melhorias para o setor.
 
Os presentes na assembleia ainda tiveram a oportunidade de assistir a palestra do Sr. Beny Diamant, gerente comercial da Petrobrás Biocombustíveis que falou do programa Progredir da Petrobrás Biocombustíveis, uma linha de financiamento para a cadeia e também da importância do sebo bovino como a segunda matéria-prima mais utilizada na produção de biocombustível.
A equipe da ABRA foi aplaudida e elogiada pelos benefícios gerados em 2012. Após a reunião os convidados e associados almoçaram no restaurante com a presença dos principais representantes de órgãos públicos e privados que estão ligados ao setor e que contribuem para o seu desenvolvimento.
 
Para obter mais informações sobre os projetos ABRA-APEX e ABRA-SEBRAE entre em contato:
Sra. Catia Macedo.
Telefone: (61) 3201-7199
E-mail: catia.macedo@abra.ind.br
Acesse as fotos da reunião e almoço de confraternização da ABRA: https://www.abra.ind.br/views/fotosdetalhada.php?id=38