A ABRA participou de encontro da Comissão de Coordenação dos Grupos Gestores, com representantes das Equipes Gestoras Estaduais do Plano estratégico do PNEFA (Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa) dos Estados do RS, SC e PR para avaliação das ações no Bloco V. A reunião aconteceu na última quinta-feira (06), congregando representantes do setor privado, produtores e entidades como associações – a ABRA também acompanhou a pauta.
As reuniões dos blocos fazem parte de um fórum de discussão para o Plano Estratégico atualizar as informações referentes as ações executadas em cada estado participante. O planejamento vem avançando no sentido de suspensão de vacinação contra aftosa, manutenção da vigilância e estrutura necessária para sustentar a condições de livre de febre aftosa sem vacinação.
Boas perspectivas de ampliar os mercados para os produtos da pecuária do bloco V, o foco é demonstrar continuamente que o passo que está sendo consistente em ações concretas de garantia de sistema de vigilância adequado e validado com a participação do setor público e do privado. A reunião destacou a importância do trabalho de comunicação junto ao produtor, que é o primeiro a detectar problema com vírus da febre aftosa e precisa estar capacitado para saber notificar.
O Bloco V tem trabalhado nas análises de riscos também para otimizar recursos públicos e privados. A harmonização de trânsito é outro desafio, principalmente na fronteira seca. Outro tema foi o Banco de Vacinas para Febre Aftosa, sobre a situação atual e perspectivas. Entre as apresentações foi abordado o funcionamento modelo para calcular o tamanho do banco de vacinas.
A reunião coordenada pelo Chefe da Divisão de Febra Aftosa do MAPA, Diego Viali dos Santos, e também pelo coordenador Geral, Jorge Caetano do CGSA/DSA/MAPA. Com a participação do coordenador de planejamento operação sanitária do MAPA, Ronaldo Teixeira e do Diretor do departamento de saúde animal, Geraldo Moraes.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA
Marcelo Lara, jornalista – Consultor de Comunicação