A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) apresentou nesta quinta-feira (14), uma ferramenta que pode reduzir em até 24 horas a burocracia no processo de exportação de carne. O “lacre eletrônico”, desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), é capaz de armazenar digitalmente a documentação referente às cargas e posteriormente compartilhá-la com os órgãos de fiscalização, como a Receita Federal e o Vigiagro. A apresentação detalhada do “lacre eletrônico” foi feita pelo diretor-executivo da Abiec, Fernando Sampaio, e pelo professor Eduardo Dias, coordenador do GAESI/USP (Grupo de Automação Elétrica em Sistemas Industriais e Portuários).

O evento também marcou a renovação do convênio do Projeto Setorial Brazilian Beef, em parceria com a Apex-Brasil, Na ocasião, Antonio Jorge Camardelli, presidente da Abiec, falou sobre importância do apoio da Apex para a promoção da carne brasileira no exterior, as conquistas do setor nos últimos anos e as perspectivas para o futuro.

A parceria entre Abiec e Apex existe desde 2001, quando foi feito o primeiro convênio entre as instituições. Desde então, as exportações de carne bovina do Brasil cresceram mais de 400% – o faturamento em 2011 chegou a US$ 5.4 bilhões. O novo acordo é válido por dois anos.

As ações previstas para o próximo biênio serão focadas em mercados consolidados, que merecem atenção devido a sua grande importância nas exportações, como a Rússia e União Europeia, em países onde o Brasil está enfrentando forte concorrência, especialmente na África e no Oriente Médio, e também em regiões com grande potencial de crescimento, como China, Turquia e Chile. Estão previstas participações em feiras internacionais do setor, a realização dos projetos imagem e comprador, além de viagens prospectivas.

A Abiec espera que, com o apoio institucional, político e financeiro da Apex, as exportações de carne bovina cresçam até 20% em 2012, alcançando valores acima de US$6,4 bilhões ao final do ano.

Fonte: ABIEC, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.