A parceria entre Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) e Apex existe desde 2001, quando foi feito o primeiro convênio entre as instituições. Desde então, as exportações de carne bovina do Brasil cresceram mais de 400% – o faturamento em 2011 chegou a US$ 5,4 bilhões. O novo acordo é válido por dois anos. “O apoio da Apex-Brasil é fundamental para fortalecer a imagem da carne bovina brasileira no exterior, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e contribuindo para ampliar a participação brasileira no mercado mundial de carne bovina”, diz Camardelli.

As ações previstas para o próximo biênio serão focadas em mercados consolidados, que merecem atenção devido a sua grande importância nas exportações, como a Rússia e União Europeia, em países onde o Brasil está enfrentando forte concorrência, especialmente na África e no Oriente Médio, e também em regiões com grande potencial de crescimento, como China, Turquia e Chile. Estão previstas participações em feiras internacionais do setor, a realização dos projetos imagem e comprador, além de viagens prospectivas.

A Abiec espera que, com o apoio institucional, político e financeiro da Apex, as exportações de carne bovina cresçam mais de 20% em 2012, alcançando valores acima de US$6,4 bilhões ao final do ano.

Desta forma, a Abiec e a Apex-Brasil convidam a imprensa para o evento de assinatura do convênio do Projeto Setorial Brazilian Beef, a ser realizado no dia 14 de junho, às 9 horas, no hotel Unique, em São Paulo. Na ocasião, Sr. Antonio Jorge Camardelli, presidente da Abiec, falará sobre importância do apoio da Apex para a promoção da carne brasileira no exterior, as conquistas do setor nos últimos anos e as perspectivas para o futuro.

Fonte: Abiec, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.