Skip to main content

 Os abates de frangos e suínos no primeiro trimestre de 2012 registraram o maior aumento desde 2000. Nos  primeiros três meses deste ano os abates de suínos totalizaram  830,1 mil toneladas. No mesmo período os abates de frango registraram 2,9 milhões de toneladas. O setor de bovinos também foi bem com  1,6 milhão de toneladas produzidas. Os dados são da pesquisa de Abate de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados, na última quarta-feira, 27 de junho.
 
“Os resultados são principalmente devido ao aumento do consumo interno e ao crescimento das exportações de carnes ocorrido pela taxa de câmbio mais favorável que no ano passado”, explicou o coordenador da Assessoria de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Garcia Gasques.
 
No Brasil, de janeiro a março deste ano, 13% dos abates de bovinos ocorreram no Mato Grosso. O volume de carcaça de frango registrou os 25,6% no Paraná. Santa Catarina foi líder em suínos, com 26% dos abates do país.
 
Fonte: Ministério da Agricultura