Foi realizado na manhã desta quinta-feira (16), o 2º Fórum Nacional do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PNEFA), promovido pela Equpe Gestora Nacional (EGN) do Plano Estratégico, coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de forma virtual. O evento, que acontece a cada dois anos, teve o objetivo de informar e atualizar a sociedade, autoridades e setor produtivo quanto ao andamento da execução do Plano Estratégico do PNEFA.
Logo após a abertura da programação, os participantes assistiram às palavras inicias do Diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA/SDA/MAPA), Geraldo Marcos de Moraes. Representantes de instituições que fazem parte da Equipe Gestora Nacional do Plano Estratégico do PNEFA, como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV); do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN); a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); e da ABRA, através do presidente do Conselho Diretivo, Pedro Bittar, também deram as boas-vindas aos participantes do Fórum.
Diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA/SDA/MAPA), Geraldo Marcos de Moraes, abriu as apresentações da manhã, traçando um panorama completo e detalhado das ações nacionais do PE-PNEFA 2017-2026. Em seguida, Lilian Azevedo Figueiredo, coordenadora de Produção Animal da CNA, se juntou ao Diretor do DSA/SDA/MAPA em Mesa Redonda, falando sobre a importância do setor privado para o sucesso do PNEFA.
A transição de zona livre de febre aftosa com vacinação para sem vacinação no Brasil foi destaque na programação. Quem apresentou o avanço do status foi Alex Sandro Guaitolini, membro do Conselho Deliberativo do Fundo Emergencial da Febre Aftosa do Estado de Rondônia (FEFA/RO) e representante do setor produtivo do estado de Rondônia.
O 2º Fórum do Pnefa também teve espaço para o debate: representantes dos setores públicos e produtivos dos estados que compõem a zona livre sem vacinação (ZSLV) se reuniram, na mesma tela, para contribuir com a execução do PE-PNEFA 2017-2026. Participaram da mesa redonda Alexandre Fernandes, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF/AC); Muni Lourenço, presidente da Comissão de Coordenação dos Grupos Gestores (CCGE) do Bloco I; Ronei Volpi, do Fundo de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Paraná (FUNDEPEC/PR); Eliana Renuncio, presidente da CCGE do Bloco V; Rogerio Kerber, do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (FUNDESA/RS); e Alex Sandro Guaitolini, do FEFA/RO.
Fechando o Fórum, o diretor do DSA/SDA/MAPA, a coordenadora de Produção Animal da CNA e o presidente Executivo da ABRA, Decio Coutinho – representando o setor privado – agradeceram a contribuição e participação de todas as instituições que viabilizaram a realização do evento, destacando o trabalho técnico do DSA e reafirmando a importância da continuidade do Plano.
Colaboração
Como entidade que integra a Equipe Gestora Nacional (EGN) do Plano Estratégico do PNEFA, a ABRA foi uma das entidades que organizaram o 2º Fórum do Pnefa, contribuindo com as parceiras Abiec, ABPA, Abrafrigo, Abraleite, CFMV, CNA, Fonesa e SINDAN na organização do evento, realizado pelo MAPA.