ETAPAS

ETAPAS

O Programa ABRA que Aqui Tem Qualidade é constituído por três etapas:

1 – Capacitação de funcionários

A empresa deve encaminhar no mínimo um funcionário para participar da capacitação. Para ser aprovado o funcionário deve ter 70 por cento de acertos nas avaliações.

2 – Adesão/acreditação

A fábrica deve ter no mínimo um funcionário aprovado no programa de capacitação AATQ e implantar os métodos e parâmetros de fabricação higiênica preconizados pelo programa.

Logo após, a empresa deve aderir ao Programa AATQ através deste site, e enviar a documentação que comprove a implantação das práticas higiênicas.

A ABRA tem até 30 dias para avaliar os documentos enviados. Caso necessário, serão solicitados ajustes. Após a aprovação documental, a visita de Acreditação deverá ocorrer em até 60 dias.

O Acreditador irá avaliar a unidade, gerando um relatório de não-conformidades e sugestões. Cada linha de produção não poderá ter mais que 15 não-conformidades, sendo no máximo 5 moderadas e nenhuma significativa. Cabe ao Acreditador sugerir soluções práticas e viáveis para todas as não-conformidades significativas e moderadas encontradas.

As empresas que na visita de Acreditação não atenderem às prerrogativas do programa deverão se adequar. Os prazos vão depender da sua complexidade e serão definidos em comum acordo entre Unidade e Acreditador.

A empresa obtém a Acreditação AATQ quando o auditor constata que a unidade atende todos os requisitos do Programa.

3 – Manutenção de Acreditação

A Acreditação terá validade de 12 meses, prorrogáveis por mais 2 meses. Uma nova visita de Acreditação será necessária no período de prorrogação para a manutenção da Acreditação AATQ.