Notícias

Notícias

Notícias ABRA

APEX-Brasil é o suporte que impulsiona as exportações

A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é parceira da APEX-Brasil desde 2012, quando foi assinado o primeiro convênio para a realização do Projeto Setorial Brazilian Renderers, que trabalha pela promoção comercial para expansão das exportações de farinhas, gorduras, gelatinas e hemoderivados de origem animal.

Por meio desse projeto, as nossas mais de 150 empresas associadas têm se beneficiado, seja conquistando um posicionamento estratégico no cenário internacional, levando ao reconhecimento da qualidade dos nossos produtos no mundo, seja equilibrando a oferta e a demanda no mercado nacional. No projeto inicial o setor contava com apenas 7 empresas que exportavam e movimentavam R$ 30 milhões de reais. Os valores de exportações aumentaram em 10 vezes e hoje passam de R$ 300 milhões de reais. Além de todo este impulso para as exportações e do crescimento de setores que acabam investindo ainda mais com os resultados das ações da APEX-Brasil a agência faz uma ampla defesa do agronegócio brasileiro no exterior, com ações diretas na Europa e na Ásia. Uma prospecção constante de mercados. Uma preparação profissional para as empresas entenderem o que é exportar, como exportar e como garantir uma ação continuada para não apenas manter mas ampliar o mercado.

As atividades foram pensadas de forma estratégica para diversificar os países como potenciais compradores. O Brazilian Renderers cumpre a agenda de eventos internacionais e nacionais programados para o decorrer de cada ano. A ABRA levou o projeto para a International Production & Processing Expo – IPPE, é a maior  feira  do mundo que conta com mais de 5.448 visitantes estrangeiros de mais de 110 países.

Outros eventos importantes com atuação direta do Brazilian Renderers que participa como expositor da VIV Ásia, que acontece em Bangkok na Tailândia. Nesse evento também os empresários brasileiros podem conhecer melhor o mercado asiático, já que este possui países que são bons compradores, como exemplo, o Vietnã, segundo maior destino para exportação dos produtos da reciclagem animal.

A ABRA abre as portas para os compradores internacionais com o Projeto Comprador. É o que acontece por exemplo durante a Feira Internacional das Graxarias – Fenagra, realizada em Campinas/SP. O projeto resulta na compra de toneladas de farinhas de origem animal brasileiras. 

O Brazilian Renderers tem trazido além das boas negociações com outros países e da repercussão pela imprensa internacional que tem reconhecido  o trabalho da ABRA. Um exemplo disso, foi o convite que a Associação Australiana de Reciclagem Animal (Australian Renderers Association) fez para que a ABRA estivesse presente em seu tradicional Simpósio. A ABRA também participa da Convenção Anual da Associação Nacional de Reciclagem Animal dos Estados Unidos – (National Renderers Association) o evento aproxima ainda mais o setor brasileiro com outras entidades, o que vem trazendo mais experiência técnica e também outras perspectivas de mercado que poderão ser aplicadas para o aprimoramento da produção no Brasil.

A APEX-Brasil tem papel fundamental de promoção das exportações e dos investimentos, assim como da pesquisa, formação, capacitação, competitividade e desenvolvimento de indústria, comércio, serviços, tecnologia e agricultura. O resultado da APEX-Brasil é facilmente medido pelos resultados de sucesso nos projetos que são colocados em prática com a expertise dos técnicos da Agência.
Trabalha focada com rankeamento de mercado, ajuda pequenas e médias empresas para fazer a promoção do setor. Todos projetos tem auditoria permanente com controle total de cada centavo investido. Metas claras para cada projeto que devem ser cumpridas. Metas ousadas, números de empresas e exportações concretizadas.

A APEX-Brasil trabalha com projetos, estudos de mercados, oportunidades em eventos e rodadas de negócios aumentando o contato dos empresários com os compradores, com o destino dos produtos.

 

Marcelo Lara – Jornalista

Consultor de Comunicação – ABRA